Rótulos dos alimentos: você sabe o que está consumindo?
Importância de interpretar as informações contidas das embalagens dos alimentos.
Importância de interpretar as informações contidas das embalagens dos alimentos.
A rotulagem nutricional de um produto no Brasil é controlada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem como objetivo informar ao consumidor sobre a especificação correta de quantidade, composição, qualidade e validade de um produto em determinada porção.
Você tem o hábito de ler alguma informação descrita na embalagem dos produtos que compra no mercado? Se a resposta for não, comece, pois é essencial para se ter uma alimentação saudável.
“Mas nutri, é muita informação, muitas siglas, não sei o que significa”. Escuto muito isso nos atendimentos, por isso vamos tentar descomplicar. Hoje darei destaque para a lista de ingredientes.
A descrição de todos os ingredientes está em ordem decrescente, do maior para o menor (em termos de quantidade), ou seja, o item que aparece em primeiro lugar é o ingrediente em maior quantidade naquele produto.
Quanto mais extensa for a lista de ingredientes, principalmente com nomes pouco familiares, maior será o grau de processamento e consequentemente menos saudável será o produto.
Esses nomes poucos familiares que citamos são substâncias químicas adicionadas aos produtos, pela indústria, sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação. Esses aditivos alimentares contribuem de forma expressiva para o surgimento de vários sinais e sintomas que muitas pessoas apresentam, como enxaqueca, constipação intestinal ou diarreia - interferindo na saúde intestinal e em sua capacidade de absorver nutrientes, podendo resultar em vários desequilíbrios orgânicos, como por exemplo, deficiências nutricionais (associadas a queda de cabelo, unhas fracas, maior fragilidade dos ossos, problemas de pele, envelhecimento precoce, falta de energia e indisposição), hiperatividade, ansiedade, prejuízos na memória, alterações de humor e capacidade de aprendizado, inchaço e prejuízos ao sistema imunológico, aumentando os riscos de gripes e infecções.
Além disso, o consumo exagerado destes produtos, associado a uma alimentação desequilibrada, pode gerar doenças, como diabetes, aumento de colesterol, hipertensão, obesidade, doenças do coração, fígado, intestino e rins.
A rotulagem nutricional é uma ferramenta para conhecer a composição do alimento e pode fornecer uma base para as escolhas de consumo. Na maioria dos casos você não sabe o que está consumindo, o importante é evitar esses alimentos ultra-processados pela indústria alimentícia e dar sempre preferência aos alimentos em seu estado natural, os in natura. Desembale menos e descasque mais.
Agende uma avaliação no Trigma.