Carboidrato, o vilão?
O segredo está na escolha, alguns carboidratos devem sim ser evitados.
O segredo está na escolha, alguns carboidratos devem sim ser evitados.
Basta começar pensar em começar novos hábitos alimentares que o povo já vai logo cortando os carboidratos do cardápio. Mas, cuidado, o alimento não é o vilão que todo mundo pensa. Responsável por garantir a energia e o bom-humor, os carboidratos são essenciais.
Atualmente, muito se fala sobre diminuir o consumo de carboidrato, especialmente no caso de quem deseja emagrecer. Algumas dietas, aliás, os excluem totalmente. Seriam, então, os carboidratos os maiores vilões da alimentação?
O assunto causa muita controvérsia. Mas é válido lembrar que os carboidratos têm papel fundamental na saúde. Algumas de suas funções incluem: fornecer energia; participar na formação de células imunológicas; manutenção de glicemia; participa do metabolismo e funcionamento da tireoide, mucosa gastrointestinal dentre outros.
Vale lembrar que existem diferentes tipos de carboidratos e que todos são convertidos em glicose pelo nosso corpo. A glicose é o combustível das células para produzir calor e energia. Dessa forma, vale destacar: não é o carboidrato que oferece risco ou desvantagem na dieta, e, sim, o tipo de carboidrato que atualmente a população está consumindo.
Os carboidratos refinados, os vilões de verdade, são aqueles que já passam por processamento químico para retirada da sua parte externa, sobrando a parte interna mais rica em amido. A desvantagem desse processo é uma redução da qualidade nutricional e aumento do índice glicêmico por perder a fibra, ou seja, aumenta a sua capacidade de liberar glicose para o sangue de forma mais rápida, o que pode aumentar índices de diabete, sobrepeso, obesidade, colesterol, triglicérides, quando esse tipo de carboidrato é consumido em excesso. Quando se busca saúde e bem estar, os carboidratos industrializados devem ser reduzidos da dieta: massas, bolos, pães (até mesmo os integrais), salgadinhos, bolachas, balas, sobremesas, doces. Trocar produto por alimento é uma escolha muito mais saudável. Porém, o excesso de carboidrato na dieta, seja ele saudável ou não, se não for utilizado como fonte de energia e ficar elevado, será transformado em triglicerídeos para estocar dentro das células de gordura como reserva de energia.
Destacando que o segredo de uma boa alimentação é o equilíbrio. O carboidrato só se torna vilão, quando o consumimos em excesso. Incluindo os outros grupos alimentares ele será apenas um complemento.
Agende uma avaliação no Trigma.